Se é como eu, está a empreender num novo país, ou novo distrito ou simplesmente saiu do emprego e quer iniciar um negócio. Se quer mudar de emprego e quer ser mais visível, deve ter ouvido o conselho: “precisa de ser visto nas redes sociais!”
Sempre tive algum receio da exposição digital – primeiro por ter ocupado cargos como executiva de comunicação numa época anterior a este mundo digitalmente conectado. O importante era a empresa onde trabalhava estar bem nos meios de comunicação – rádio, televisão, jornais e revistas. Isso cria um colchão de credibilidade, utilíssimo em situações de crise.
Depois veio o momento de trabalhar como freelancer em projetos específicos. Passei a usar as redes para tornar os projetos visíveis e, de quebra, deixar satisfeitos os patrocinadores. Depois, numa agência, passei a coordenar contas de clientes que incluíam os serviços de exposição digital – e aprendi imenso com jovens que dominavam esses novos meios.
Mudar de país requer começar do zero. E como ninguém me conhece, eis que as redes sociais passaram a ser vistas como superamigas.
Fácil? Nem pensar!
Com o apoio de um profissional especializado contratado para o lançamento do site Miessva Communication e das redes que espelhariam o site, passei a criar conteúdo – posts, artigos, comentar uma notícia – enfim, criar o hábito.
Sim, é disso que se trata – Criar o hábito de se expor. Mas de forma racional e calculada. Nada de selfies em festas – é pedir muito para a minha pessoa. Já é um avanço eu fazer selfies das praias e caminhadas que faço. Aliás, procuro pautas em tudo – e aí seleciono o que acho melhor.
Não se preocupe. Este texto não é mais um que dará dicas para ter uma presença digital. Até porque não sou uma aluna tão aplicada. Depois de terminar o contrato com o profissional, preciso de me cobrar para manter a tal regularidade nas redes…
Vou aqui passar uma preciosa dica dada por uma autora e mentora de um curso sobre escrita: o livro “Ser digital – como criar uma presença online marcante”, de Carolina Afonso e Sandra Alvarez.
Por que ler este livro?
As autoras, com experiência na área, com tudo o que viam e viviam, fizeram uma paragem para reflexão. E dessa consciência, nasceu a transmissão de boas práticas e casos de sucesso transpostos do universo das marcas para as pessoas.
O objetivo é que qualquer pessoa possa ter uma presença online marcante. Cada capítulo traz a experiência e testemunho, na primeira pessoa, de personalidades que se destacam pela vida profissional, nas mais variadas áreas, e que, de alguma forma, personificam cada um dos temas estruturais.
São oito capítulos: identidade, credibilidade, storytelling, autenticidade, partilha, sinergias online-offline, timing e otimização.
Segundo a apresentação do livro (a famosa primeira orelha):
“Tudo porque, como refere Erik Qualman (minha nota – autor americano de Socialnomics, Digital Leader, What Happens in Vegas Stays on YouTube e The Focus Project) “o momento atual já não é sobre estar ou não estar online, mas, sim, o quão bem estamos online. E porque precisamos de ferramentas para o fazer além da tecnologia e recuperar alguns fundamentais essenciais para construir uma presença e uma identidade online com significado, que seja marcante”.
Quer saber sobre as autoras para comprar o livro?
Ambas têm uma sólida experiência, mas vou resumir:
Carolina Afonso é doutoranda em Marketing pela Universidade Complutense de Madrid, mestre e pós-graduada em Marketing pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e licenciada em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Profissional de marketing há 15 anos, é CEO do Gato Preto e distinguida pela Forbes em 2023 como uma das top 50 mais influentes mulheres de negócios em Portugal.
Sandra Alvarez é diretora-geral da PHD Media, do Omnicom Media Group e tem 25 anos de experiência nas áreas de marketing, comunicação, comercial, publicidade e media. Mestre pelo ISCTE, pós-graduada em Marketing Digital pelo ISCTE Executive Education e licenciada em Economia pelo ISEG.
Quem mais está no livro?
Nas páginas, irá encontrar entrevistas saborosas e reveladoras com várias personalidades de destaque: Carlos Coelho, Gracinha Viterbo, Marta Leite Castro, Sofia de Castro Fernandes, Ana Rita Clara, José Avillez, Cristina Amaro e Bernardo Correia.
O livro, publicado pela Casa das Letras, está nas livrarias de Portugal e do Brasil.
#serdigital #presençaonline #novopaís #empreender #miessvacommunication