Ideias singulares.

As ideias só avançam para o êxito se houver harmonia entre quem concebe e quem executa. Para além disso, devem estar alinhadas com convicções e princípios.

Convicções

Desenvolver conteúdos e projetos de comunicação institucional e de marca alinhados às expetativas dos clientes e da sociedade, que devem contribuir para um mundo humanamente mais justo e ambientalmente mais equilibrado.

Respeito | Ética | Empatia | Solidariedade | Coerência

Contribuir para que pessoas e empresas mantenham e fortaleçam a sua reputação através de projetos de comunicação e de conteúdos coerentes com as suas trajetórias e expectativas.

Conheça mais

Caminhos e desvios na jornada

Uma jornada profissional é construída com resiliência (aprendida ao longo do tempo), ousadia (sem ela, as ideias não surgem), determinação (para atingir o objetivo apesar dos desvios), humildade (quem não erra?), bom senso (não há fórmula mágica para lidar com crises) e bom humor (sem ele, a vida fica muito aborrecida). Então, convido-o(a) a conhecer-me tanto pelas minhas palavras como por alguns parceiros e parceiras com quem percorri alguns caminhos. No final do dia, é isso que importa: conexões transformadas em amizades, confiança construída, mente e coração abertos para novos rumos.

Lena Miessva

Maria Helena de Aguirre Miessva ou Lena Miessva.

Sou neta de polacos pelo lado do meu pai e descendente de espanhóis pelo lado da minha mãe, uma combinação perfeita entre a paixão pelo que faço e a razão para orientar as ações. Brasileira, nascida em São Paulo e carioca de coração após ter vivido quase uma década no Rio de Janeiro, aprendendo a apreciar (e aplaudir!) um belo pôr-do-sol. Sou apaixonada por escrever e por conceber projetos de Comunicação que acrescentem valor à sociedade – o que fiz ao longo de quatro décadas de profissão. Adoro os desafios que a escrita nos apresenta, como contar histórias de pessoas e de suas cidades, de empresas e de sua contribuição para a sociedade. Acredito na força das relações humanas para termos um mundo socialmente mais justo e ambientalmente mais protegido.

Conviver com colegas e gestores no ambiente de trabalho ou em projetos específicos é um exercício de empatia, resiliência e respeito a ideias e palavras. Por acreditar nisso, pedi que amigos, colegas de empresas e parceiros de negócios dessem seus depoimentos sobre essa convivência. Tenho muito orgulho da minha carreira e, graças aos aprendizados, inicio uma nova jornada em solo português. É ótimo receber elogios e, melhor ainda, é constatar que contribuí para o crescimento pessoal ou aperfeiçoamento profissional.

“A Lena Miessva foi mais do que a minha chefe! Ela é uma das minhas grandes mentoras (sim, ela continua a sê-lo)! Aprendi muito com ela, desde uma simples nota até uma grande crise, tendo de analisar as prioridades no meio do caminho. Muito do que sou hoje como gestora tem um pouco de Lena Miessva, que está sempre a partilhar conhecimento e a dar ânimo à equipa para seguir na mesma direção. Uma das minhas grandes referências! Como profissional completa de comunicação, líder, mestra e amiga!”

Ana Caiasso
Jornalista e diretora de Comunicação e CSR América Latina da Alstom

“Há, pelo menos três décadas, tenho o grande orgulho de poder desfrutar do profissionalismo e da amizade de Maria Helena Miessva ou simplesmente Lena. Jornalista e escritora de grande gabarito profissional, Lena reúne de forma inata, qualidades como ética, competência, respeito, honestidade, amizade, fidelidade e elegância. Durante vários anos tive a honra de poder contar com a sua liderança na área de comunicação empresarial de algumas empresas multinacionais e nacionais. Posteriormente, juntos, fomos parceiros na busca incessante pela entrega de muitos trabalhos de altíssima qualidade a um grande número de empresários e empresas dos setores mais importantes da economia nacional e internacional. Vivenciamos bons e maus momentos. Mas, com muito orgulho, foi uma parceria de sucesso. Lena jamais fugiu dos grandes desafios. Aliás, procurava-os como forma de exercitar toda a sua capacidade de os vencer. Louvar o bom é ótimo. Exaltar a competência, além de ser uma obrigação, é reconhecer uma profissional que nunca deve ser definida como “mais uma”. Ela faz parte de um grupo dos excecional e integrado por poucos”.


Jornalista Antonio Salvador Silva. Presidente do Grupo CDI de Comunicação e Marketing

“No outro dia lembrei-me de alguns projetos que fizemos juntos na Boehringer Ingelheim, farmacêutica alemã. Um deles foi o CD natalício “Canções para uma Noite Feliz”. Participei com a Mary (como a chamo desde que trabalhamos juntos). O CD pronto, o sucesso veio como um raio! O sr. Manthé (o presidente da empresa) ofereceu-o como presente aos colegas presidentes da empresa nos Estados Unidos e em Espanha. Ao ouvirem-no, ficaram encantados e pediram cópias. E assim, tivemos de enfrentar um novo desafio em tempo recorde, fazer as artes nas versões em inglês e espanhol, imprimir mais CDs e enviá-los aos dois países dentro do prazo que solicitaram. Esse projeto ensinou-nos muito sobre gestão, administração de tempo, trabalho em equipa e resiliência para superarmos todos os contratempo que tivemos. Aqui vai o meu abraço para ti, saudades da amiga e dizer que “relembrar é viver alegres emoções” e que só quem passou sabe traduzir em poucas letras: GRATIDÃO”.

 
Carlos Nahum, administrador de empresas e CEO da Galileo Health

“Nos anos 1980, a atividade de assessoria de imprensa começou a ganhar peso e prestígio no Brasil, fruto sobretudo da entrada massiva de jornalistas na atividade. Uma atividade que pagava melhor e que oferecia também uma boa qualidade de vida, em comparação com as redações. Tive a oportunidade de coordenar uma Comissão de Assessores de Imprensa no maior sindicato de jornalistas do país, do estado de São Paulo, ao lado de vários colegas que atuavam nessa área, em posições de liderança. E a Lena Miessva foi uma dessas colegas que se dedicaram ao trabalho de organização desse segmento, que cresceu, ganhou prestígio e hoje é composto por cerca de 1.000 agências de comunicação e emprega mais de 18 mil profissionais. Lena nunca mais deixou de estar ao meu lado nas várias jornadas profissionais que vivemos desde então. E três das parcerias mais expressivas que fizemos profissionalmente foram a organização de dois prémios, um deles de meio-ambiente, segurança e qualidade de trabalho para a Petrobras, maior empresa brasileira e uma das maiores do mundo na área do petróleo; e outro de jornalismo, patrocinado pelo Banco HSBC, também uma das marcas mais conhecidas do mundo e na altura com forte presença no sistema financeiro de Portugal – esse prémio tinha o nome de Prémio HSBC/Jornalistas&Cia de Imprensa e Sustentabilidade.

O terceiro projeto foi ainda mais especial, o lançamento de um Anuário inédito e que faria história no Brasil para o segmento de comunicação corporativa. Lena me acompanhou desde a preparação das edições preliminares até o lançamento oficial, em 2009, ficando à frente do projeto por seis anos, até 2015. Hoje, o Anuário da Comunicação Corporativa, é uma das mais importantes referências da atividade no Brasil.

Agora, morando em Portugal, continuamos, mesmo à distância, muito unidos e parceiros”.

 

Eduardo Ribeiro, Jornalista e Sócio-diretor da Jornalistas Editora, da Mega Brasil e do GECOM – Grupo Empresarial de Comunicação

“Para mim, a Mary (como chamo a Lena) sempre foi, é e será uma fonte de inspiração. É uma profissional que admiro muito pela sua inteligência, profissionalismo, compromisso e honestidade. Tive o prazer de conhecê-la quando prestava assessoria de imprensa para Otis numa agência. Foram anos trocando muita experiência e enfrentando vários desafios. Um dos trabalhos mais gratificantes que desenvolvemos juntas foi a revitalização do Cristo Redentor (RJ). Quantas reuniões com a Fundação Roberto Marinho, idas ao Cristo Redentor, reuniões com jornalistas, visitas às redações, almoços com formadores de opinião! Ficamos stressadas, rimos muito e comemoramos! E assim, já se passaram quase 25 anos de amizade, parceria e aprendizado. Hoje, apesar de estarmos um pouco distantes, eu no Brasil e ela em Portugal, continuamos a desenvolver trabalhos juntas e a enfrentar os desafios da profissão, que aliás, não são poucos. Ter a Mary como amiga e profissional sempre será um privilégio!”

 
Lucia Nunes, jornalista e CEO da LN Comunicação

“O Anuário da Comunicação Empresarial é um dos principais produtos da Mega Brasil. Hoje caminhando para a sua 14a edição, os primeiros anos da publicação foram fundamentais para a construção da sua reputação e reconhecimento como importante referência do mercado. Contar com a Lena Miessva, como Editora Executiva no período inicial da vida do Anuário, foi fundamental para a construção dessa reputação. O seu trabalho sério, comprometido e aprofundado deu a direção à publicação, sinalizando a importância e relevância que esta alcançaria nos anos seguintes. Trabalhar com Lena Miessva foi, sem dúvida, um privilégio para nós da Mega Brasil”.

 
Marco Rossi, Jornalista e sócio-diretor da Mega Brasil e do GECOM – Grupo Empresarial de Comunicação

“Tive o prazer de trabalhar com Maria Helena no início da minha carreira e ela foi uma importante inspiração profissional para mim. A sua vasta experiência em Comunicação Empresarial, focada na exposição da marca e reputação da empresa, sempre se destacou. Sem dúvida, ela criou um percurso de sucesso em todas as posições que ocupou”.

 
Priscila Gallego, Administradora de empresas e Gerente de Marketing Sénior LAA, Elevadores Otis

Sobre

Em comunicação e relações institucionais nos setores econômicos: agronegócio, agências de comunicação, construção civil, farmacêutico, instituições hospitalares, papel e celulose, química, retalho e organizações não governamentais para o desenvolvimento da sociedade

No Brasil, atuo em projetos focados na gestão de crise em parceria com a LN Comunicação, agência estabelecida há mais de 20 anos por Lucia Nunes.

Inovador & personalizado.

Como são superados os desafios? Na minha jornada, tive a grata oportunidade de trabalhar com líderes audaciosos – muitos dos quais presidentes com a visão do papel da empresa na sociedade e do valor da reputação para uma marca. Foram décadas de acertos e erros, estes últimos fundamentais para crescer, pessoal e profissionalmente. Com muito orgulho, partilho alguns desafios vencidos com a colaboração imprescindível de outras pessoas e que se transformaram em histórias de sucesso.

Criado por F1tec Solutions

plugins premium WordPress