Qualquer idioma é uma espiral que começou lá atrás sabe-se onde e como e não para de subir, evoluindo e adaptando-se aos tempos – sejam eles quais forem. E a gente evolui ou não com a espiral.
Então, aqui vai uma dica para evoluir com o português, idioma falado por milhões de pessoas na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Estou a falar para além do Brasil, que em 2009 assumiu o então Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Para chegar a esse acordo, foram inúmeras tratativas desde 1931. Para saber mais e informar-se sobre a língua portuguesa, pode consultar o Portal da Língua Portuguesa.
E por falar em português, se és brasileiro e estás a viver em Portugal (ou queres saber mais sobre o idioma falado nas terras lusas), deves ler “Erros de Português Nunca Mais”, de Analita Alves dos Santos, autora e mentora literária.
Quem é Analita Santos?
Nascida na Alemanha em 1974, esta portuguesa não para – e quando se apaixona pelo tema abordado em alguma das suas Masterclasses, fala tão rapidamente que até os portugueses têm dificuldade em acompanhar! A sua trajetória prévia foi em marketing e há mais de dez anos que se dedica à autoria de livros, à formação em escrita e à mentoria literária. Define-se como ativista literária e incentiva o cuidado com a língua. Está à frente do projeto O Prazer da Escrita com formações e eventos. É curadora do clube de leitura Encontros Literários O Prazer da Escrita, “um dos clubes de leitura online mais dinâmicos em Portugal, que conta com o apoio institucional do Plano Nacional de Leitura”, segundo apresentação do livro. E é criadora da Agenda do Escritor, a única planner direcionada para o ofício da escrita e o incentivo à leitura.
O que traz o livro?
E é esse cuidado que vais perceber ao ler o livro Erros de Português Nunca Mais, que está na sua segunda edição. Após a introdução, em que define o seu público-alvo e a importância da leitura para uma melhor escrita, o livro divide-se nos seguintes capítulos:
- Os erros e mal-entendidos mais frequentes de A a Z
- Aumenta o teu vocabulário
- Pontos, vírgulas e afins
- Dez dicas práticas para melhorar a tua escrita (vale a pena ler “Abaixo os clichês”)
- Doze livros para aprender a… – aqui a Analita supera-se ao dar dicas de livros para trabalhar o fluxo de consciência, a narrar, a escrever com todos os sentidos – e por aí vai…
- Ferramentas online à disposição da escrita
Certo, podes dizer que o livro é para quem é português nativo, mas não.
Nunca é demais aprender um pouco mais sobre a nossa língua materna. Além disso, se fores para Portugal, já levarás contigo o conhecimento de algumas palavras que por cá usamos.
Sabe sempre bem aprender mais!
E já que falamos em dicas, se quiseres aprender outras definições de português em terras lusas, vale a consulta no Portuguesices ou ter sempre por perto o Dicionário Infopedia.
Assim, chegarás a Lisboa ou ao Porto já afinado com o linguajar, mas cuidado:
Se quiseres um ‘chopp’ bem fresquinho em Lisboa, pede um Imperial. Se estiveres no Porto, pede um Fino.
A vida é mesmo assim, vivendo e aprendendo!
Boa leitura!